sala VIP

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

vida de professor


Os Correios promovem uma campanha natalina lúcida, denominada Adote uma Carta. As criancinhas escrevem para Papai Noel e a gente vai até uma agência da empresa, resgata quantas cartinhas puder e realiza o pedido. São muitas frases comoventes que se lê. Frases puras. Não contaminadas com a malícia adulta. Frases ingênuas e frases pautadas na realidade cotidiana da criança. Frases de esperança e expectativa. Frases de ressentimentos por Papai Noel não ter atendido ao pedido do ano anterior. Frases sofridas e tristes – espancamento, alcoolismo, brigas em casa, energia cortada, água cortada, desemprego dos pais, etc e tal. Frases... frases para fazer um pedido. Pedido geralmente simples como, por exemplo, um carrinho ou uma boneca; pedido de responsabilidade precoce como, por exemplo, o material escolar do ano seguinte; pedido sofisticado como, por exemplo, um playstation de última geração; pedido de socorro como, por exemplo, acabar com as brigas familiares; pedido de cunho social como, por exemplo, um emprego para o pai. Para a criança, Papai Noel pode fazer tudo. Coisas da pureza infantil. E as cartas são endereçadas ao Pólo Norte. Pólo Norte dos homens sem direção, sem norte. Homens que ignoram os pedidos e, portanto, as cartinhas, escritas com tanto esmero e esperança, vão parar no lixo. Na noite de Natal, a criancinha sonha com o presente que nunca virá e, portanto, no ano seguinte, retorna toda ressentida com Papai Noel para postar mais um pedido... Pedido que os homens insensíveis, esquizofrênicos de problemas de adulto, ignoram. As crianças, para muitos adultos, são apenas crianças. Algo sem sentimentos. Infeliz engano: as crianças serão o norte ou o fracasso do homem de hoje.
Fui, aqui em Zé Doca (MA), na agencia dos correios com o objetivo de adotar uma cartinha endereçada ao Pólo Norte. Perguntei ao auxiliar administrativo:
- Vocês participam da campanha Adote uma Carta?
- Sim.
- Eu gostaria de participar.
Com um carimbo suspenso no ar, ele me olhou e, então, achando que eu queria pedi algo a Papai Noel, disse:
- Você escreve uma carta e entrega aqui para nós!
- Você não entendeu: eu quero adotar uma carta.
Novamente, parou de digitar sei lá o quê e, num tom normal, interrogou-me:
- Qual é o seu telefone? Onde você trabalha?
Identifiquei-me. Ele, sem convicção, disse-me:
- Ainda não chegou nenhuma carta aqui.
Afastei-me e pude percebê-lo fitando-me com um olhar vacilante sobre os óculos. Saí cheio de dúvidas se ele teria acreditado em mim e, portanto, fiquei convencido de que eu tenho cara de pedinte e não de Papai Noel. De qualquer forma, retornarei lá para tentar resgatar uma cartinha. Pelo menos uma, com certeza, não terá o endereço do lixão da cidade. Cidade de pedra, sem coração.


P.S: Fugi do meu estilo de escrever para tentar tocar o seu coração com a repetição de vocábulos que formam um texto lasso.

38 comentários:

Ira Buscacio disse...

Antonio, querido,

Fuga com esse propósito? Então fuja sempre!
Fujamos todos!
Vejo tanta gente reclamando do poder público, dos polícos etc... Mas não estendem a mão nem pra um aceno de bom dia. Ou!!!! Humanidade podre.
Parabéns pelo post.

Bjão e boa semana

Valquíria Calado disse...

O ser humano tem mania de julgar as pessoas com seus próprios conceitos, e as conclusões não são acertadas... acontece comigo tbm, alias tive diversas saias justas com isso; mas seria mesmo interessante que fosse divulgado esse "adote uma criança", acredito que poucos tem conhecimento disso, poderíamos fazer uma campanha nos blogs... eu concordo, bjos.

Jorge Jansen disse...

Tocante seu texto. E semana passada saiu num jornal local aqui da capital que somente algo em torno de 40 por cento das cartinhas de papai noel tinham sido resgatadas, frisando o índice muito abaixo do esperado.
Quanto ao atendente, talvez se você chegar por lá vestido de duende....kkkk
Abraços!!

Tempestade disse...

Muito interessante o texto. E até eu quero adotar uma cartinha.

...Infelizmente pelos adultos não acreditarem nas crianças ainda existe tanta violência dentro de casa. A criança dá sinais e os adultos não percebem.

obrigada pela visita lá no blogue..
abraços!

visite tbm:

http://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=11777

Antonio José Rodrigues disse...

IRA, a gente tem que começar a partir de pequenos gestos. Obrigado. Beijos


VALQUIRÍA, vc tem razão. Acho que seria uma belíssima campanha. Beijos


JORGE, esta estatística é que me deixa triste. Um dia, também, já esperei papai noel. Abraços


TEMPESTADE, conto com a sua solidariedade. E de todos nós. Beijos

João Vitor Fernandes disse...

esta sim é uma campanha que deveria ser mostrada nos meios de comunicação. Sim, talvez falem dela mais não com a enfâse que merece. Ano passado participei pela primeira vez e este ano pretendo participar novamente, é um gesto simples e que ajuda não so ao remetente da carta mais ao que à adotou.

belo iniciativa de participar e divulgar esta campanha

Rosane Marega disse...

Antonio linda essa postagem tua.
Participo a anos aqui em minha cidade, desta campanha dos correios e ajudo na hora das entregas tambem e te confesso que é de uma emoção o que encontramos pela frente.
Pretendo nunca parar, pois ja faz partede minha sobrevivência este trabalho.
Beijossssssssss

Antonio José Rodrigues disse...

JÃO, vamos fazer uma corrente para que esta campanha ganhe adeptos. Abraços


ROSANE, estamos juntos neste poema solidário. Beijos

Anne Lieri disse...

Antonio,a burocracia emperrando uma boa ação!Carimbos e mais carimbos para poder realizar um sonho de criança!É no mínimo,sem sentido a sociedade que vivemos!Adorei conhecer seu blog!Abraços,

Antonio José Rodrigues disse...

Obrigado, Anne, espero retorno. Beijos

Majoli disse...

Olá Antonio, vim agradecer seu carinho lá no Rabiscos, realmente a Elaine merece minha "rasgação de seda", ela saiu do virtual e veio pro meu mundo real.
E como é bom a gente poder homenagear alguém do jeito que fiz.
Voltarei com mais calma para ler teu texto.

Quero comentar algo, vi no teu perfil que és matemático, eu sou professora de matemática.
:)
Um abraço de linda noite.

Tami disse...

Oie,

Tudo bem moço?
Eu to passando por aqui pra prestigiar o seu blog e pra agradeçer pelos comentarios. Obrigada de verdade!!!
Se tiver msn e quiser papear manda.

Beijos e luz!

Ester disse...

Meu amigo! Muito bom seu texto, se cada um fizesse sua parte, teríamos grandes e poderosas mudanças em nossa sociedade...

* Um abraço carinhoso,

Aleatoriamente disse...

Antonio,
O teu texto é maravilhoso, gostei de ler.
É uma realidade infelizmente.
Teu ato foi grandioso.
Mas creio que ele ficou te fitando por admiração.
Não é lá muito comum alguém querer ajudar né?
Desejo-te êxito no teu propósito.
Bom... Desculpa ir chegando e já comentando teu texto sem antes me apresentar.
Chamo-me Fernanda e estou participando do amigo secreto da Ester minha mãezinha.

Beijo.
Fernanda.

Anne Lieri disse...

OI Antonio!Voltei para agradecer sua visita e dizer que adorei seu blog tb!Abraços,

NO MUNDO DA LU(A) disse...

Texto lasso formado! Vou adotar uma cartinha.
Sabe que não por falta de vontade , mas sou tão avessa ao consumismo natalino que até esqueço que há gentinhas que ainda sonham com papai noel e esperam por ele...
Obrigada por dividir tua sensibilidade,isso também é um presente.
Abraços,
lú.

JAIR FEITOSA disse...

Olá AJRS.

Gostei da campanha e dos propósitos e muito mais das intenções. Mas que bom seria se não precisassémos fazer campanhas como essa. Que cada pai pudesse ser o próprio Papel Noel de seus filhos. E que cada filho pudesse ter um pai para esperar o seu Papai Noel.

Acredito que o que você faz leva ao caminho da conscientização não só de participarmos dessas campanhas, mas de vermos que podemos ter um país melhor com condições econômicas melhores para todos.

Mas preciso dizer que enquanto esse dia não chega precisamos fazer algo para que os necessitados não se sintam tão mais excluídos em vista das festividades comuns que se baseiam na demonstração do poderio econômico de cada um. Eles têm urgência. Nós outros temos de ter consciência da urgência deles e agirmos todos juntos em busca de um fim. E esse pensamento finalista meu aqui, sobre esse assunto, visa a felicidade.

Um abraço.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...

Ah, AJRS.

Quanto ao atendente dos Correios, não precisava fazer nada. Como você acertadamente agiu. Mas um sorriso de soslaio sairia muito bem. Ah, como sairia.

Um abraço.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...

Voltei, AJRS.

Estávamos conversando, eu, Odimógenes, Marcelo Brandão e a Ana Maria (Diretora da Uespi). Aí contei dessa sua crônica. Todos riram e disseram que só você para tirar de letra essas situações de preconceito com muito humor e inteligência, substituindo a clássica reação pela violência.

Marcelo disse que iria visitar seu blog.

Ah, não que sorrir seja a solução para esse tipo de crime, mas que às vezes o bom senso supera as mentalidades obscuras apenas com um sorriso. E as vezes um sorriso pesa mais que um processo na mente de alguns.

Um abraço.

Jair Feitosa.

Antonio José Rodrigues disse...

MAJOLI, só provocação. Beijos


TAMI, estou providenciando o msn. Repassarei para vc. Beijos


ROSANE, também estou na expectativa. Beijos


ESTER, obrigado pela visita. Volte sempre. Beijos


FERNANDA, obrigado. O espaço é nosso. Beijos


ANNE, obrigado pelo carinho. Beijos


LÚ, fiquei orgulhoso pela sua visita. Obrigado. Beijos


JAIR, obrigado por divulgar a minha página. Sua presença é sempre ilustre. Abraços

Izabel Lisboa disse...

Além da mensagem pungente que denuncia tanta dor e exclusão em um tempo, o Natal, onde deveria haver mais partilha, união e igualdade, você divulga com sabedoria uma Campanha que tem como objetivo levar alegria e esperança a muitos coraçõezinhos que aguardam ansiosos que a tal “magia do Natal” aconteça também para eles. Se analisarmos pelo lado cristão do Natal, veremos que essas crianças correspondem bem ao exemplo do menino Deus que nasceu em um estábulo, pois foi REJEITADO pela hospedaria... e veremos também que Ele é o mesmo, ontem, hoje e sempre.
Quanto ao atendente dos correios?! É mais uma vítima da falta de solidariedade e da desconfiança que fragmenta cada vez mais as relações humanas e nos faz tão egoístas e solitários... Tanto quanto as crianças da Campanha ele, também, precisa de atenção especial nesse e nos próximos Natais.
Parabéns, Antonio José! Beijos!

Dani disse...

Parabéns pela postagem!

Tem um presentinho pra vc lá no meu blog, passa lá para pegar depois...

Bjusss

Dani

http://www.daniellesou.blogspot.com

Aleatoriamente disse...

Olá Antonio,
passando para te ler mais um pouquinho.
Beijinho.

Fernanda.

Antonio José Rodrigues disse...

JÉSSICA, obrigado pela visita. Beijos


IZABEL, sábia exposição. Obrigado. Beijos


DANI, fico muito feliz pela lembrança. Vou pegá-lo. Beijos


FERNDA, fico lisongeado em saber que voltou. Beijos

Érica Amorim disse...

Oi Antônio td bem?

ah! que bom q vc gosta das minhas LorOtas, fico muito lisonjeada... até meio metida kkkkkkkkkkk

e olha, adorei seu texto... este ano eu estou pensando em "adotar" uma cartinha... mas sabe que pensei justamente na situação que vc descreveu? Ano passado minha mãe adotou uma carta e foi recebida pela pessoa da agência mais ou menos assim... acho que o pessoal fica meio espantando por você resolver fazer o bem à alguém simplesmente por fazer... me faz pensar que há uma campanha em favor da solidariedade da parte dos Correios (ou de qualquer outro órgão que faz esse tipo de trabalho), porém, as mesmas que trabalham nesta campanha de "fazer o bem".. será um mal de nossos dias? desacreditar no bem sem interesses?

bjãO

Izabel Lisboa disse...

Olá Antonio José, estou te presenteando com um selo... Dê uma passadinha lá no meu blog! Beijos
Bel

Antonio José Rodrigues disse...

ÉRICA, suas lorotas são enriquecedoras. Obrigado. Beijos


IZABEL, obrigado por lembrar-se de mim. Pegarei, envaidecido, o selo. Beijos

Ester disse...

Olá Antonio!

Passando para deixar um beijo e dizer que estou animada para o nosso amigo secreto domingo dia 12!

Beijo e até lá!!

Ξ ѕ t є я ツ

Aleatoriamente disse...

Boa tarde querido,
passando para te deixar um beijo.

Com carinho.
Fernanda.

Anônimo disse...

Ei Antônio,
Bem, hoje acho que não deu nenhum problema na publicação do meu comentário.
Eu apoio amplamente essa ideia, temos que adotar uma cartinha e ajudar a quem precisa na medida do possível, mas você não o deixaram nem fazer a sua parte.
Estou adorando as suas visitas em meu espaço.
Beijos.

Antonio José Rodrigues disse...

BLOGPIAUÍ, obrigado por acreditar nos meus textos. Inscrever-me-ei. Abraços a todos


ESTER, obrigado. Vc é uma guerreira. Parabéns. Beijos


FERNANDA, obrigado por dedicar um pouco do seu tempo para visitar-me. Desse jeito, fico todo orgulhoso. Beijos


NANE, eu sou quem estou adorando ler os seus textos. Beijos

Ira Buscacio disse...

Querido amigo, Antonio,

Passando pra te desejar um grande fim de semana, com mta paz.

Bjão

Elcio Tuiribepi disse...

Amigo...concordo com a Isabel, ela tem toda a razão quanto ao atndente dos Correios.
Mas não deixe de pegar uma dessas cartinhas, alguém especial espera pelo seu carinho, pela sua bondade, pela sua solidariedade
Um abraço na alma...bom fim de semana

José María Souza Costa disse...

Vim lhe trazer o meu abraço. e renovar o meu apreço pelo blogue.
Fique com DEUS

Antonio José Rodrigues disse...

IRA, sem palavras. A paz esteja com vc. Beijos


ELCIO, obrigado pela presença. Vou resgatar uma cartinha, com certeza. Abraços


JOSE MARIA, sempre presente,obrigado. Abraços

Iram Matias disse...

Passando aqui so para te desejar um fim de semana perfeito!

Iram

Aleatoriamente disse...

Olá Antonio.
Gostei da tua visita.
E então pronto para a correria linda do amigo secreto?Hehehe..
Não vejo a hora!

Beijo querido.
Fernanda.

Izabel Lisboa disse...

Obrigada pela visita e pelo carinho do comentário, Antonio! Meu desejo é que você tenha um maravilhoso Ano de 2011, repleto de muita Paz e Harmonia, Justiça e Solidariedade! Que essa energia boa que flui de seu blog continue se espalhando e fazendo do virtual um espaço mais humano! Beijos, muitos!!!
Izabel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...