sala VIP

domingo, 19 de dezembro de 2010

Caserna verde: sonho e decepções - I


O 3º Batalhão de Engenharia de Construção, situado em Picos (PI), selecionava, na época, jovens em Floriano (PI), para servir ao Exército Brasileiro.

Ao completar 17 anos, alistei-me e, portanto, ansiosamente, fiquei esperando o dia da realização dos exames médicos e psicológicos. O desejo de eu incorporar-me no exército era muito mais do meu pai do que meu. Quando nasci, num rincão piauiense isolado do mundo, meu pai, muito contente, falou para minha mãe: “Este menino vai ser um soldado do Exército Brasileiro!” O sonho dele poderia estar próximo de se concretizar.

A seleção era feita no Floriano Clube, localizado na Rua São Pedro. O clube estava lotado de jovens que sonhavam servir o exército, pois, na época, esse era o vestibular para o indivíduo tornar-se efetivo da Polícia Militar do Piauí. Não havia concurso. Um tenente mandou que todos tirassem as roupas. Foi um momento muito hilário, pois surgiram cuecas que tinham praticamente só o cós – furada, suja e de cor indefinida. O médico, que também era tenente, chegou e esbravejou:

- Foi ordenado que vocês ficassem nus! Alguém aqui não sabe o que é ficar nu?

Ainda hoje tenho vergonha de relatar, pois foi um dos piores constrangimentos que já vive. Nós, homens, somos muito sistemáticos com relação a ficar nu diante de outro homem. Imaginem diante de quase 200 (duzentos). Os jovens, inclusive eu, apertavam as pernas e, com uns gestos encabulados, cobriam os órgãos genitais com as mãos. O médico, com cara de mau e voz estridente, entrou em cena novamente:

- Em fila! Pernas entreabertas e braços descolados do corpo!

Ah, meu deus, que situação! O médico sacou uma antena cromada de rádio e, distendendo-a, começou a examinar, um a um, todos nós. Chegou a minha vez. Ele disse:

- Abra a boca!

O indivíduo deveria ter um número mínimo de dentes para ser selecionado.

- Levante os braços até a altura dos ombros.

Observou a simetria do meu corpo.

- Abra as pernas!

Falava sempre em tom de quartel: a última palavra da frase sempre tem sílaba tônica. Levantou, com a antena, o meu pênis e observou se não tinha alguma micose ou ferimento.

- De costas!

Novamente, observou a simetria do meu corpo. Então, disse-me:

- Vá fazer o exame de vista.

O exame oftalmológico era muito simples: a gente cobria com uma das mãos um dos olhos e ficava lendo aleatoriamente, de acordo com a letra apontada pelo médico, o alfabeto em diferentes caixas. O mesmo processo se repetia com o outro olho.

- Pode ir para a entrevista!



44 comentários:

Franck disse...

Só ficou a curiosidade: vc foi um soldado do exército brasileiro?
Abçs*

Ira Buscacio disse...

Ola, Antonio querido,

Acho engraçado esses pudores dos homens em relação aos outros, mas compreendo. A questão da competitividade, o culto ao falo, como se o próprio fosse a identidade masculina.
Nós somos mais leves em relação a isso e é cultural msm. Entre mulheres, a questão da nudez é bastante resolvida.
Bom, eu quero te desejar uma semana bem bacana.
Bjão e até

João Vitor Fernandes disse...

Já Passei por essa experiência. Lembro que fiz ate os últimos exames, onde constatou um desvio de coluna e ai tive a opção de escolher servir ou não. E como nunca gostei muito de fardas, disse que não queria servir e eles me dispensaram. Mais foi realmente constrangedor a parte de ficar nu na frente de vários outros homens.

Majoli disse...

Olá Antonio, vim agradecer suas palavras lá no Rabiscos.
Sabe meu amigo, é tão necessário a gente poder sentir que as pessoas querem nos sacudir, nos levantar, nos mostrar que muitas vezes o isolamento, significa fuga e de nada resolve.
Brigadinha, de ♥.
Pretendo voltar para te ler, no momento vim deixar um beijo de boa noite.
Obrigada meu amigo.

Jorge Jansen disse...

KKKKKK!!! Uma realidade hilária companheiro!!! Consegui escapar desta situação temida pelos jovens pois acabei me alistando no interior do interior do Ceará, um lugar ermo, onde só havia o posto de alistamento. Era dar o nome e aguardar a dispensa.
Quanto as cuecas, todo homem deveria ter cuidado com o que veste sob as calças. No mundo de hoje, sujeito a assaltos, além do susto você pode correr o risco de constrangimento caso os bandidos lhe deixe só de cuecas durante um assalto.

Iram Matias disse...

Meu Deus!
Vc tambem já passou por boas, heim!
Corri aqui so pra dizer que estou presente.
Beijos

Iram

José María Souza Costa disse...

Caro amigo Antonio.
Pudor. Hoje os tempos são outros. Não precisa nem alguém pedi, as pessoas já estão tirando a roupa. E o local aonde mais tira-se a roupa são nos bancos, nessas portas que fazem que trava e o guarda finge que distrava automaticamente.
Até os anos 80, tirar a roupa em frente outras pessoas, era Constrangedor. Hoje, é rotina. Virou arte. Virou ser chique, destemido. Mas, não esqueçamos, ser chique é ser Civilizado. Abraços de verdade e fique com DEUS.

Antonio José Rodrigues disse...

Calma, FRANK, se não acaba a magia da história. Espere textos bem humorados! Obrigado pela visita. Abraços


IRA, vc tem toda a razão. Os homems são estranhos, pois em campos de futebol se revelam: choram, beijam outros homens, sofrem... Quer conhecer um homem, então o acompanhe torcendo pelo seu time. Beijos


JÃO, vc está certo. Obrigado pela presença. Abraços


MAJOLI, obrigado. É muito legal a gente se sentir bem. Beijos


JORGE, vc teve sorte. Os assaltos, rapaz, estão realmente assustadores. Abraços


IRAM, obrigado pela visita. Beijos


JOSE MARIA, rapaz, acho que vc ganhou o bingo. Perfeito. Abraços

Andréya Rosa disse...

Que situação em...
é a tal situação de tudo que se quer antes tem que sofrer..
ÉH. mas acredito que ainda hoje existe sim quem se sinta constrangido em situações assim, não creio que o pudor tenha sido esterminado totalmente..

Vou aguardar a entrevista..
rsrs bjO boa noite..

Anne Lieri disse...

ANTONIO,imagino o constrangimento!Por que os militares são tão severos?Não poderiam tratar os meninos com mais gentileza?Não entendo!Adorei sua história apesar da "fria" que entrou...desejo um Natal cheio de alegrias e bem aconchegante para vc e sua familia!Bjs,

Quintal de Om disse...

Antônio, querido!

Não me esqueci de você, não senhor!
É que a correria dos dias, sempre nos impede de estarmos em contato com todos os amigos queridos o tanto que gostaríamos.

Vejo que sempre está lá em casa, semeando seu carinho e suas palavras boas.

Coração agradece.

Mas agora, cá entre nós... eu fico aqui imaginando a cena e pensando, pensando, pensando se fosse eu, teria dado não sei bem o que, mas uma de louca eu teria dado.

Enfim, não sei pq essa timidez entre vocês homens, pois o que me parece é de que sempre há uma certa "competição" entre vcs. Talvez tenha sido essa uma boa oportunidade, não acha? rsrs

Ahhhhhh, aqui o riso é certeiro.

Abraços, flores e estrelas, amigo querido!

ivan disse...

Boa Noite, Antonio

Meus sinceros agradecimentos pelas calorosas boas vindas deixadas em meu blog, agradeço de coração.
Meus votos de um feliz natal para você e sua família.

Isidoro

Hana disse...

Obrigada por sua amaizade...
Vamos nos unir no amor fraternal, ajudar uns aos outros, seja pobre seja rico, seja parente seja vizinho, não importa, vamos dar a mão ao nosso semelhante, não só neste Natal, mas o ano que vem, e que seja sempre assim esta união este pensamento em nos doarmos, e o sentimento de gratidão sempre em nossos corações. E que em nossas preces tenhamos muito a agradecer, e nada a pedir. Como uma estrela cadente, quando vermos uma, vamos agradecer por estar alí naquele momentos vivos, com saúde, e poder desfrutar de tal acontecimento divino, e não fazer um pedido, e sim agradecer.
Feliz natal para todos os amores meus!! Os que foram companheiros em meus projetos, os que foram amigos nas horas mais lindas e nas difícies tbém, ao novos amigos aos antigos minha gratidão pela amizade e carinho. Ao que caminharam comigo este ano numa jornada emocionante pela paz, pela fraternidade, aos que não tiveram tanto tempo assim de acompanhar, em fim a todos os amores meus, meus melhores amigos!! Um feliz Natal e um ano novo tbém!!
com carinho
Hana

Elcio Tuiribepi disse...

OLá amigo...lembro desse momento...rs...você tem razão...acho que é mesmo cultural...

Natal,
Nesta época há algo diferente na humanidade, em todo mundo, em todos os lugares, As pessoas ficam mais solidárias, mais humanas, mais presentes! por que será?

Acho que é porque a maioria das pessoas de alguma maneira, abriga Deus no coração...

Um Feliz Natal para você e toda a sua família...
Um feliz todo dia...

Um abraço na alma

Cristal de uma mulher disse...

A vc amigo presente em todo o tempo eu te desejo muitas graças e que este ano que chega tantas e tantas realizações edifiquem mais e mais a tua vida e de toda sua familia.
Que neste próximo ano ainda mais estejamos unidos ainda que virtualmente,mais que o amor e as palavras sejam a chave de um novo e etreno tempo.

Feliz natal e um prospero 2011.

Beijos

Antonio José Rodrigues disse...

DÉYA, ainda há pudor, com certeza. A entrevista é bem humorada, aguarde. Obrigado. Beijos


ANNE, acho que é para dizer que são homens. Pra mim, pura bobagem. Beijos


SAM, obrigado pela visita e generosidade. Beijos


ISIDORO, volte sempre. Obrigado. Abraços


HANA, obrigado por subtrair uma parte do seu tempo para felicitar-me. Beijos


ELCIO, muito obrigado. Felicidades para vc também. Abraços


CRISTAL, obrigado e estejamos unidos pela confraternização virtual. Beijos

AyméeLucaSs disse...

Realmente desperta curiosidade...
Voce escreve muito bem! Eu adorei a sua ajuda e vou me esforçar para aplicar seus ensinamentos nas proximas estorias.

Como o Frank disse: Isto foi verdadeiro? Ou voce é um inventor de estorias? rsrs Eu gosto de estorias criadas por homens, e por isto que sempre escrevo fazendo o papael de um homem, kkkk

Te enviei um enorme email respondendo o seu. e tem uma surpresa para voce avaliar para ver se encaixa em seus ensinamentos.
Obrigada de coraçao por ser um critico verdadeiro! Eu preciso demais disso, assim eu ganho aprendizado.

Ve la o que pensa e quero ja fazer uma pergunta: Voce acha que eu devo iniciar a postar? Tenho receio de nao conseguir encontrar o final certo. Ao menos tera fragmentos para despertar curiosidade ao leitor, o que pensa? Pois eu vi que voce faz assim, vai postando aos poucos.
Bjus

JAIR FEITOSA disse...

Olá AJRS.

Cara, essa sua crônica me fez lembrar o tempo que também tive de passar por isso. Minha mãe tem três irmãos oficiais do Exército (hoje na reserva). Então, acho que ela queria isso também para mim. Só que nunca gostei dessa coisa rígida da hierarquia, de acordar cedo, de gente mandando fazer isso e aquilo, correr, carregar coisas... Não dá comigo.

Então resolvi que não iria mesmo. Passei pela situação que você descreveu. E direi que não entendo muito bem essa história de ficar uma banca de oficiais sentados observando um monte de homens nus. Só me lembrei do filme “Hair”. Os caras da tal bancada (no filme) eram gays. Não sei se na vida real é assim também. Mas que é estranho é. O meu constrangimento veio daí, de ter que me mostrar nu para os caras lá.

Bom, no final tive de fazer as provas de exercícios (correr, fazer barras...). Passei em tudo. Fui às provas de português e matemática. Comecei a errar tudo, pois não queria passar. Então, lá pela metade da provar, pensei: acabei de concluir o Ensino Médio, como não sei fazer contas de somar, dividir, subtrair, multiplicar? Os caras podem me pegar aqui.

Acertei o restante. No dia do resultado fiquei nervoso. Quando cheguei havia duas listas. A dos aprovados e dos reprovados. Os outros pulavam de alegria quando encontravam seus nomes na lista dos aprovados. Fui ver a lista dos reprovados. Por lá não tinha ninguém eufórico até que encontrei meu nome e comecei a gritar e pular.

Consegui não ser soldado. Foi maravilhoso. Só minha mãe é que ficou triste com a notícia que dei. Mas eu estava certo.

Jéssica Araujo disse...

hahah nunca vi um relato tão detalhado da situação
quando meus amigos fizeram o exame eles ficavam cochichando em grupos e eu la so na curiosidade
SALVE Antoniooo!!!haahahha

ha e não posso me esquecer de desejar um otimo ano novo e um bom natal
que você possa ser muito feliz nesse novo anooo

José María Souza Costa disse...

É Natal. A maior festa da humanidade. É tempo de perdoar mais, abraçar mais, sorrir mais, com as pessoas. É tempo de festejar a Paz, o novo dia, o novo tempo, o novo jeito de ser, é tempo de renascimento e de transformação. As famílias reúnem-se para embelezar os desejos, e enfeitar a vaidade da Vida. Por que é tempo novo, é o tempo das crianças, representada na figura do Menino Jesus. É o tempo da simplicidade, da humildade e da Celebração do Amor Maior. Os risos estam fartos, os passos apressados, e com esse sentimento de irmandade, é que comungamos com cada ser humano. Mas, é tempo de lembranças, recordações, quimeras mil, e devaneios, ainda que alguns nem saibam dos limites. É tempo de lembrar dos que nasceram, e fazem das ruas, avenidas e longadouros, a sua cama, a sua morada. É tempo de lembrar dos que nasceram, mas fazem do lixo, a causa e procura da sua alimentação, e seu sustento. É tempo de rogar piedade pelos dependentes químicos, pelos dementes, e pedir reconciliação com o Outro.
Um Feliz Natal a cada um, e que tenhamos todos Tolerância, e Tolerância e Tolerância.
FELIZ NATAL, pra você.

Antonio José Rodrigues disse...

AYMÉE, a publicação é um exercício de aprendizado, portanto não pare. As minhas histŕias são verídicas. A riqueza dos detalhes tiram as dúvidas. Beijos


ANA, sei que seu sonho é servir às forças armadas. Acompanhe minhas histórias e, depois, tome uma decisão. Obrigado. Beijos


JAIR, vc foi esperto. Obrigado. Abraços


JESSICA, pretendo contar tudo que vi. Espere. Obrigado. Beijos


JOSE MARIA, obrigado e um feliz natal acompanhado de um ano novo iluminado. Abraços

Iram Matias disse...

Querido,
vim aqui rapidinho só pra dizer
FELIZ NATAL! aproveite muiiiiito!

Beijos

Iram

Quintal de Om disse...

Antônio,


Estou visitando meus amigos e oferecendo meu sincero presente de amor.

Todos os dias improviso uma oração sincera: As mãos de Deus de um tamanho que me caiba.

Ao iniciar esta jornada, peço a tua proteção.
Volta teus olhos pra o caminho que ora vou trilhar, estendendo a tua proteção sobre todos os meus passos.
Ilumina a minha estrada pois, sempre que estás comigo, sou forte e capaz de suportar as lições que me destinas.
Orienta as decisões que deverei tomar.
Acompanha-me e certifica-me de que estarei indo ao encontro das minhas melhores opções.
Faz com que minha jornada tenha sucesso, Senhor.
Livra-me dos perigos, dos acidentes e de qualquer situação que me impeça de construir a minha felicidade.
Governa as minhas ações e o comportamento daqueles que podem influenciar o meu destino.
Dirige a tua luz divina para este filho teu que ora com fervor e é motivado pelo teu amor.
Que assim seja, para sempre. Amém!!!

(Oração inspirada no Salmo de Davi)

Meu desejo à todos os meus queridos, de um Feliz Natal! Esqueçamos um pouco os presentes, o consumismo e estejamos mais P.R.E.S.E.N.T.E.S., de alma e coração.

Beijo na alma.

Abraços, flores e estrelas...

Ira Buscacio disse...

Antonio, querido,

Venho pra te desejar Boas festas, com mt amor e fraternidade, sempre!

Bjão

Kátia Nascimento disse...

Olá!!
Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Então vamos comemorar!! Tenha um Natal feliz da melhor forma possível, ok? Beijos!!! #pazamoresaúde
Beijooos!!

Kátia Nascimento disse...

Olá!!
Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Então vamos comemorar!! Tenha um Natal feliz da melhor forma possível, ok? Beijos!!! #pazamoresaúde
Beijooos!!

Sonia Parmigiano disse...

Antonio querido!!

"Que a mensagem de fé e esperança do Natal renove nossas forças para continuar lutando no Ano Novo que anuncia."

FELIZ NATAL!!!

Beijos!!!

Reggina Moon

F@bio Roch@ disse...

Vc sabe mesmo contar uma história, belas linhas!!
Mas e aí, a história é real? passartes no exame? Foi soldado?...

Aguardo a próxima postagem!!!!

BELÍSSIMO NATAL!!!!

Luiz Neves de Castro disse...

Natal, Novo Ano
¨¨¨@
¨¨@*@
¨@@*@@
¨¨¨¨@
Desejo a você feliz 2011, um ano de muito sucesso, 12 meses de muita saúde, 62 semanas de muitas alegrias e coragem, 365 dias de muita sorte, 8760 horas repletas de amor e paz.

Antonio José Rodrigues disse...

SAM, muito obrigado pelo tempo dedicado a mim. Felicidades a todos nós no próximo ano. Beijos


IRAM, muito obrigado e aproveite o natal gelado da Áustria. Beijos


IRA, muito obrigado. A recíproca é verdadeira. Beijos


KÁTIA, muito obrigado. Amor, paz e fraternidade para todos nós. Beijos


REGGINA, obrigado. Forças para todos nós. Beijos


FÁBIO, a história é com h, i.e, verdade. Aguarde detalhes bem humorados. Obrigado. Abraços


LUIZ, muito obrigado e que os seus desejos sejam projetados em nossas vidas. Obrigado. Abraços.

Iram Matias disse...

Querido,
com certeza o natal por aqui foi lindo.
E o seu? Vc anda tao sumido. Nunca mais escreveu no seu cantinho.
Beijos.

Iram

AyméeLucaSs disse...

Passando para dar um alo e dizer: Feliz Ano Novo para voce e sua Familia!
Beijos um pouqinho mais quente que das outras vezes, enquentou um pouco mas ta tudo molhado de chuva que nao quer parar, entao, Beijos molhados, kkkkkkk

Aleatoriamente disse...

Antonio,
Estou tentando, comentar aqui há dias, mas não consigo.
Espero que desta vez consiga.
Queria agradecer tuas visitas.
Obrigada pelo carinho.
Interessante o teu texto amigo.
Gostei de ler.

Abraço.
Fernanda.

Jéssica Araujo disse...

hhahaha e com certeza o problema mesmo e cumpri todas elas ahahhaah

beijos

Iram Matias disse...

Amigo,

Tenha um lindo reveillon!
Um lindo ano novo
E muitas lindas amizades e que a nossa aumente cada dia mais.

Beijos

CHIICO MIGUEL disse...

Caro Amigo
ANTÕNIO JOSÉ RODRIGUES

passei aqui mais pra te mandar um abraço forte, pela passagem do ANO NOVO - que tudo de bom lhe aconteça em 2011.
Abraço forte
chico miguel de moura

Anônimo disse...

Antônio querido,
Vim agradecer todo o carinho que tenho recebido de você lá no meu blog e que recebo tqambém por aqui em seu espaço, espero que seja só o início de uma bekla amizade que cresca dê muitos frutos...
Que em 2011, você continue produzindo excelentes textos e histórias como o fez neste ano.

"Se não podemos compreender o mínimo de uma flor ou de um inseto, como poderemos compreender o máximo do Universo! "
( Marquês de Maricá )

Desejo tudo de bom que possa imaginar!!!!

Beijos.

Joelma B. disse...

Olá, Antônio...

Passando pra retribuir o sorriso deixado no Luz e desejar um ano novo com serenidade e saúde...

Um beijo iluminado...

Quintal de Om disse...

Epa, epa , epaaaaaa... Féééériasss???!!!

Huummmm, vidãoooo, hein!!!!!

Aproveita essa maré mansa, hein, e por mim também!

Então pode comemorar e ficar de ressaca sem problems, né! rs

Abraços, flores e estrelas... com muita ressaca! rs

FELIZ 2011!!!!!!!!

Antonio José Rodrigues disse...

IRAM, o natal foi bom, como todo o ano. O tempo andou meio apertado, mas, agora, atualizarei a página com mais frequência: estou de férias.Beijos


AYMÉE, obrigado. Vc sempre bem humorada!Beijos


FERNANDA, pensei que estivesse esquecido de minha página, mas agora entendi. Beijos


JÉSSICA, vou ficar na torcida. Beijos


IRAM, obrigado. Felicidades para vc também. Beijos


CHICO, obrigado. Fico feliz. Iluminado ano de 2011 para vc. Abraços


ELAINE, obrigado. Visitar a sua página é crescer culturalmente. Felicidades. Beijos


ANA, obrigado. Desejo-lhe um ano de realizações. Beijos


SAM, servidor público sempre merece férias... Vou tentar fazer o melhor. Obrigado. Beijos

Kátia Nascimento disse...

Olá!!
“Em 2011 seja feliz nos seus sonhos e tenha a felicidade de buscá-los...
Seja feliz nos seus projetos e tenha a felicidade de realizá-los...
Seja feliz nos seus desejos e tenha a felicidade de concretizá-los...
Seja feliz nos seus sucessos e tenha a felicidade de obtê-los...
Seja feliz sempre, em todos os momentos...”
Obrigada pela sua atenção, carinho e respeito. Estamos juntos em 2011. Felicidade sempre!! Beijooos!!

José María Souza Costa disse...

Bom dia
Atravessamos 2010. Fechamos a década. Para uns uma travessia com tormentas, para Outros muita calmaria. É assim a Vida. O importante é que atravessamos. vim lhe desejar um Ano de 2011 de realizações e namoros mil. Sem estresse, para não feri o Coração e nem agredi a Alma.
Tolerância, é o que pede os povos menos favorecidos.
Deixo cá o meu abraço e o meu apreço por você.
Estejamos juntos em 2011............ ué, é amanhã !

Andréya Rosa disse...

ola ...
feliz 2011 que seja belo feliz e cheio de amor...

bjOs e até..

Sonia Parmigiano disse...

Antonio,

Feliz Ano Novo...muita Saúde, Amor & Paz!!

Que possamos estar sempre juntos neste novo ano que se incia!!

Receita de Ano Novo

"(...)Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre!

(Carlos Drummond de Andrade)

Beijos......Reggina Moon

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...