sala VIP

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

vida de professor



Em função de eu ter sido aprovado no Instituto Federal do Maranhão, vim morar na cidade de Zé Doca. Ao chegar na cidade, como não conhecia nada nem ninguém, hospedei-me num pequeno hotel. Vinte e dois dias depois, recebi um convite de três maranhenses de São Luís, Péricles, Luiz e Cidreira, para alugarmos uma casa. Assim foi feito.
Cidreira, que se diz um católico praticante, passa horas a fio, todos os dias, fazendo orações. Sinceramente, se eu fosse o deus ao qual ele dirige tantas rezas, já estaria aborrecido ou, então, teria realizado todos os desejos dele.
Pois bem, certo dia, Cidreira, no pré-sono, iniciou, circunvizinhado de santos, as suas rezas:
- Eu durmo com São Sebastião, São Pedro, São Paulo...
Pouco tempo depois, ouvi um estrondo seguido de uma voz abafada, chamando-me:
- Zéééééééé...
Ele gosta de chamar-me de Zé.
Fiquei pensando: desceu uma entidade no padre. Em função de ele rezar exaustivamente, ganhou a alcunha de padre. Sorrateiramente, fiquei olhando pro quarto do padre. Pensei: “Péricles, o pastor, não está aqui para exorcizá-lo e Luiz, o maior da turma, não está aqui para segurá-lo, então, estou ferrado. Se o padre espirrar do quarto incorporado numa entidade valente, eu to ferrado!” Caminhei devagar... devagarzinho. Desconfiado, empurrei, cuidadosamente, a porta do quarto do padre. O armador da rede tinha sacado da parede e, portanto, o padre estava estatelado no chão. Tinha desabado com rede e tudo. Aliviado, parei na soleira da porta. Cidreira disse:
- Zé, eu caí.
Então, eu objetei:
- Também, Cidreira, você dormindo junto com esse tanto de macho... não tem rede que agüente.
Naquele momento, Cidreira esqueceu a devoção e disse:
- Estava rezando só para São Sebastião e, no entanto, esse filho da puta deixou-me cair.

Um comentário:

JAIR FEITOSA disse...

Cara, essa crônica é demais. Ri muito. Dá pra ver a cena toda. Você é craque mesmo. E a crônica com a confusão de nomes (pamonha) da Sofia lá em Água Branca, sai quando?

Um abraço.

Jair Feitosa - IFPI - Floriano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...